A ligação entre hipotireoidismo e infertilidade

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Este artigo foi publicado originalmente na Paleo Magazine.

Neste artigo, explicarei por que o hipotireoidismo e a infertilidade estão relacionados e fornecerei alguns conselhos sobre como corrigir o problema com uma abordagem de saúde ancestral.

O hipotireoidismo está relacionado à infertilidade. Confira este artigo para descobrir como a saúde da tireóide afeta sua capacidade de conceber e aprender como corrigir o problema. #optimalhealth #healthylifestyle #chriskresser

Como o hipotireoidismo afeta a fertilidade?

Cada célula do corpo possui receptores para o hormônio da tireóide. Se algo der errado durante a produção, conversão e absorção do hormônio tireoidiano, pode causar uma glândula tireoide subativa (hipotireoidismo) ou uma hiperativa (hipertireoidismo). 2) Ambas as condições podem afetar todos os principais sistemas do seu corpo, incluindo o sistema reprodutivo. (3)

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A tireóide afeta os níveis de hormônios reprodutivos femininos. (4, 5, 6) Um desequilíbrio no hormônio da tireóide pode levar a muito ou pouco desses hormônios-chave, o que pode afetar a fertilidade:

  • Estrogênio Os níveis regulam os padrões de ovulação, fertilização e menstruação.
  • Juntamente com o estrogênio, progesterona prepara o revestimento uterino para aceitar um ovo fertilizado; também ajuda um implante de óvulo fertilizado com sucesso na parede uterina.
  • Hormônio liberador de gonadotrofina sinaliza a glândula pituitária para produzir hormônio folículo-estimulante, fazendo com que o folículo se rompa e libere um ovo que sai do ovário esquerdo ou direito para a trompa de Falópio para aguardar a fertilização.
  • Hormonio luteinizante também é crucial para a ovulação, sinalizando os ovários para liberar um óvulo maduro.
  • Prolactina está associado à produção de leite materno em mulheres grávidas e que amamentam.

O hipotireoidismo pode levar a desequilíbrios hormonais e desencadear: (7, 8)

  • Períodos menstruais pouco frequentes, sangramento anormalmente intenso ou prolongado ou ausência total de um período
  • Anovulação, uma condição em que os ovários não liberam um óvulo
  • Problemas para conceber

Para mulheres grávidas, o hipotireoidismo pode resultar em: (9)

  • Nascimento prematuro
  • Pressão alta em mulheres sem histórico (um indicador precoce de pré-eclâmpsia)
  • Problemas com crescimento e desenvolvimento fetal
  • Aborto ou natimorto

O que causa hipotireoidismo?

O hipotireoidismo geralmente pode ser rastreado até uma das duas principais causas:

  • Deficiência de nutrientes
  • Autoimunidade

Nos casos de deficiência de nutrientes, geralmente a falta de iodo, zinco e / ou selênio está causando o problema. Estes são críticos para o funcionamento adequado da tireóide, bem como para a produção e conversão dos hormônios tireoidianos triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). (10, 11, 12)

O hipotireoidismo relacionado à autoimunidade, conhecido como doença de Hashimoto, ocorre quando o corpo ataca sua própria glândula tireóide, destruindo eventualmente sua capacidade de produzir hormônio tireoidiano. A doença de Hashimoto pode ser responsável por aproximadamente 90% do hipotireoidismo adulto. (13)

Teste para hipotireoidismo

O teste médico convencional geralmente se concentra no teste dos níveis de T4 e do hormônio estimulador da tireoide (TSH), mas essa abordagem pode perder informações vitais sobre a função e o metabolismo da tireóide (e pode falhar na detecção de uma tireóide subativa que ainda não é totalmente controlada pelo hipotireoidismo. padrões).

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Se você não conseguir engravidar e tiver sintomas de hipotireoidismo (como fadiga, ganho de peso, alterações de humor, mãos e pés frios e perda de cabelo), mas ainda não foi diagnosticado, recomendo trabalhar com um médico de Medicina Funcional . Eles analisarão outros marcadores de saúde da tireóide além de T4 e TSH, incluindo T3, T3 livre, T4 livre e anticorpos da tireóide, antes de iniciar o tratamento.

Sete maneiras de tratar o hipotireoidismo e melhorar a fertilidade

Como praticante de Medicina Funcional, minha missão é descobrir e tratar a causa raiz de uma condição usando o método de tratamento que funciona melhor com efeitos colaterais mínimos (de preferência não) prejudiciais. Muitas mulheres encontraram alívio ao tomar medicamentos de reposição hormonal hipotireoidiano, especialmente aqueles com níveis cronicamente elevados de TSH. Toda condição auto-imune é complexa e individualizada, incluindo a doença de Hashimoto. Às vezes, um protocolo de tratamento eficaz para uma mulher não traz os mesmos benefícios para outra. É por isso que é melhor trabalhar com um profissional experiente que possa orientá-lo para um tratamento eficaz de hipotireoidismo para sua própria condição.

Além disso, você pode melhorar sua saúde e fertilidade da tireóide com mudanças de dieta e estilo de vida enraizadas em uma abordagem de saúde ancestral.

1. Cure seu intestino

A disbiose tem sido implicada em inúmeras doenças auto-imunes – não é surpresa, já que grande parte de nossa resposta imune é atenuada por nosso intestino. Dado que nossos micróbios intestinais reconhecem várias moléculas endócrinas, incluindo hormônios sexuais e da tireóide, é provável que um microbioma intestinal alterado desempenhe um papel no hipotireoidismo. (14, 15) E segue-se que a cura do seu intestino pode neutralizar o hipotireoidismo.

Além das dicas de promoção da saúde intestinal a seguir, também recomendo procurar tratamento para qualquer patógeno intestinal que você possa ter e adotar hábitos saudáveis ​​de sono e exercício.

2. Remova os alimentos inflamatórios da sua dieta

Se você tem Hashimoto, adotar uma dieta anti-inflamatória pode ajudar a regular sua resposta imune e aliviar os sintomas. Uma dieta básica do Paleo é anti-inflamatória e um ótimo começo, mas se você ainda estiver com sintomas, tente o dieta do protocolo autoimune (AIP). A dieta da AIP recomenda a remoção inicial de ovos, toucadores, como tomate e berinjela, café, álcool (que você evitaria de qualquer maneira durante a gravidez), nozes e sementes (além das recomendações típicas do Paleo, como remover grãos, legumes, laticínios, óleos de sementes e excesso de açúcar refinado).

Em um estudo promissor, as mulheres que seguiram a dieta AIP, juntamente com intervenções no estilo de vida, relataram melhora na qualidade de vida, incluindo mais energia e melhor saúde emocional. Alguns até diminuíram a medicação de reposição hormonal da tireóide. (16)

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3. Coma alimentos ricos em iodo e selênio

Iodo e selênio são críticos para a função tireoidiana saudável. Adicionar esses alimentos à sua dieta pode ajudar a aliviar qualquer deficiência que esteja impulsionando o seu hipotireoidismo. Os alimentos ricos em iodo incluem:

  • Sal de mesa fortificado (o sal marinho geralmente não não contém iodo)
  • Vegetais do mar como kombu, nori e algas
  • Peixes de água doce e cabeças de peixe

Os alimentos ricos em selênio incluem:

  • Castanha do Brasil (estas são particularmente ricas em selênio – são necessárias apenas uma ou duas por dia para melhorar seu status de selênio) (17)
  • Cogumelos Cremini
  • Bacalhau
  • Atum
  • Linguado
  • Salmão
  • Vieiras
  • Frango
  • Ovos
  • Cogumelos shitake
  • Cordeiro
  • Peru

A suplementação é uma opção, mas algumas pesquisas sugerem possíveis complicações com a suplementação de selênio a longo prazo, variando de distúrbios gastrointestinais e fadiga a irritabilidade e dano leve nos nervos. (18) E, embora a quantidade de iodo presente nos alimentos geralmente não seja uma preocupação, especialmente se os seus níveis de selênio forem suficientes, não recomendo que as pessoas com Hashimoto suplementem com altas doses de iodo. O aumento da ingestão suplementar de iodo pode piorar o ataque auto-imune do seu corpo na tireóide. (19) Se você optar por suplementar, trabalhe com um nutricionista familiarizado com o tratamento do hipotireoidismo. (E se você estiver preocupado com a ingestão de mercúrio dos peixes durante a gravidez, fale com seu médico – existem opções seguras de frutos do mar.)

4. Esteja ciente de Goitrogens

Goitrogênios interferem na captação de iodo da tireóide. Os alimentos goitrogênicos cozidos raramente são um problema (especialmente se a ingestão de iodo for suficiente), mas se você consumir grandes quantidades desses alimentos crus todos os dias, poderá ser necessário compensar o risco ingerindo 800 a 1.000 mcg de iodo. Em geral, vaporize ou ferva alimentos goitrogênicos e tente não comê-los em excesso. (20) Os alimentos goitrogênicos incluem:

  • Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, couve chinesa e couve)
  • Frutas como cerejas, pêssegos, damascos, morangos e framboesas
  • Soja, espinafre, batata doce e tapioca

Certos medicamentos também se qualificam como goitrogênios, incluindo alguns antibióticos, anti-inflamatórios não esteróides e lítio, assim como produtos químicos como brometos, dioxinas, pesticidas e tiocianato (encontrados nos cigarros).

5. Aumente sua ingestão de carboidratos

Dietas com muito pouco carboidrato (ceto) podem piorar os problemas da tireóide. Sua tireóide precisa de insulina adequada para converter T4 na forma ativa do hormônio tireoidiano, T3. Foi demonstrado que a dieta ceto (não mais de 10% das calorias diárias provém de carboidratos) reduz os níveis de T3, o que pioraria os sintomas da hipotireoidismo. (21)

Se você estiver com hipotireoidismo e infertilidade, poderá fazer melhor com uma dieta moderada em carboidratos (até 30% das calorias diárias são provenientes de carboidratos). Outra opção é entrar e sair de uma dieta de ceto semanal ou mensalmente. Dito isto, este é outro caso em que os resultados variam consideravelmente de pessoa para pessoa. Tive pacientes que não experimentam uma diminuição na função da tireóide com uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica.

6. Gerencie seu estresse

Não posso exagerar os efeitos prejudiciais à saúde do estresse crônico. O estresse descontrolado pode liberar citocinas inflamatórias, que podem prejudicar a função tireoidiana normal, incluindo a produção de hormônios tireoidianos. (22, 23, 24, 25, 26) O estresse crônico também pode afetar os hormônios reprodutivos, incluindo o estrogênio. (27)

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Meditação de atenção plena, ioga, exercícios de respiração profunda e passar tempo de qualidade com seus entes queridos podem ajudar a reduzir seus níveis de estresse.

7. Tenha um pouco de sol

A exposição ao sol tem efeitos protetores contra a autoimunidade, e a deficiência de vitamina D está associada a várias doenças autoimunes, incluindo a de Hashiomoto. (28, 29, 30) Se você está considerando a suplementação de vitamina D (que pode ser necessária se você não receber o suficiente pela luz solar), recomendo trabalhar com um médico. Vários fatores influenciam a maneira como seu corpo absorve a vitamina D, incluindo: (31)

  • Inflamação intestinal
  • O teor de gordura da sua dieta
  • Sua idade
  • Seus níveis de cortisol
  • Um polimorfismo genético específico que é um tanto comum em pessoas com autoimunidade
Aprender a incorporar uma nova dieta ou estilo de vida pode ser um desafio. Felizmente, os treinadores de saúde estão aqui para ajudar. Os treinadores de saúde são excelentes em apoiar as pessoas que estão tentando mudar seu comportamento – estejam tentando a dieta AIP pela primeira vez, iniciando uma nova prática de meditação da atenção plena ou adotando um horário de sono mais disciplinado para apoiar a saúde intestinal. Os treinadores de saúde capacitam seus clientes a usar seus próprios pontos fortes e motivação para alcançar mudanças duradouras e atingir seus objetivos de saúde.

Os treinadores desempenham um papel crítico na luta contra doenças crônicas. Se você gostaria de aprender como ajudar outras pessoas a fazer escolhas mais saudáveis ​​e melhorar suas vidas, uma carreira como coach de saúde pode ser o ajuste certo para você. Clique aqui para saber mais sobre como se tornar um treinador de saúde com o Programa de Treinamento de Treinadores de Saúde da ADAPT.

Mais uma dica para saúde e fertilidade da tireóide: evite toxinas ambientais

Produtos químicos industriais, pesticidas e herbicidas, toxinas em bens de consumo e metais pesados ​​podem prejudicar sua saúde da tireóide. Se você estiver grávida ou tentando engravidar, muitas toxinas ambientais prejudiciais também podem atravessar a placenta e chegar ao seu bebê. Aqui estão algumas maneiras simples de limitar sua exposição:

  • Use um filtro de água de alta qualidade para a sua água para beber e tomar banho (como a água da torneira pode ser uma fonte significativa de toxinas).
  • Coma alimentos orgânicos livres de herbicidas e pesticidas em excesso.
  • Limite o uso de plásticos contendo bisfenol A (BPA), e lembre-se de que os plásticos sem BPA podem conter derivados de bisfenol, que também causam danos à tireóide.
  • Substituir panelas antiaderentes (que pode lixiviar o ácido perfluorooctanóico nos alimentos) com aço inoxidável ou ferro fundido esmaltado.
  • Garanta que você tenha níveis ideais de iodo e selênio, que pode combater os efeitos que produtos químicos industriais e metais pesados ​​podem ter sobre a tireóide.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o que pode estar causando seu distúrbio e infertilidade da tireóide. Se você precisar de mais ajuda, encorajo-o a trabalhar com um profissional de Medicina Funcional que entenda como lidar com a causa raiz da sua condição da tireóide.



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