Um psicólogo explica como evitar a febre da cabine

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Um psicólogo explica como evitar a febre da cabine 1Por Sarita Robinson, Universidade de Lancashire Central

As pessoas que suspeitam ter entrado em contato com o coronavírus estão sendo aconselhadas a se auto-isolar (ficar em casa) por 14 dias. Para algumas pessoas, a idéia de auto-isolamento pode parecer um sonho tornado realidade. Para outros, a idéia de ser excluída do mundo exterior, sozinha ou com apenas alguns familiares próximos, os encherá de pavor – pergunte a qualquer pai que tenha tido que divertir dois filhos pequenos em casa em uma tarde chuvosa.

Quando as pessoas ficam presas em ambientes fechados por longos períodos de tempo, elas podem relatar “febre do camarote” ou sentir que estão “ficando loucas”. Observações de missões espaciais reais ou simuladas ou de pessoas que vivem em espaços confinados, como aqueles que passam o inverno em estações polares, também sugerem que algumas pessoas podem achar o auto-isolamento mais difícil do que outras. No entanto, existem algumas medidas simples que você pode tomar para ajudá-lo a se adaptar.

1. Impulsione seu sistema imunológico

Pesquisas sobre os efeitos da solidão sugerem que quando as pessoas não têm conexões sociais, é mais provável que sofram de problemas de saúde física. Por exemplo, adultos mais velhos que não podem sair de casa devido à mobilidade reduzida são mais suscetíveis a doenças, como doenças cardíacas. E estudos descobriram que as equipes de pesquisa polares podem sofrer reduções em seu sistema imunológico.

A boa notícia é que o período de auto-isolamento necessário para o coronavírus não deve resultar em alterações acentuadas no funcionamento do sistema imunológico. Mas durante o auto-isolamento, pode ser uma boa ideia tentar melhorar sua resposta imune. O exercício e a ingestão de vitaminas suficientes podem ajudar aqui (embora, ao contrário de algumas fontes da Internet, eles não sejam uma cura). Os psicólogos também acreditam que ouvir música otimista ou assistir a um filme também pode aumentar sua função imunológica.

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2. Estruture o seu dia

Para algumas pessoas, o auto-isolamento ainda pode levar a alguns problemas leves de saúde mental. Sabemos de pessoas que passaram o inverno em uma estação de pesquisa polar que o isolamento e o confinamento a longo prazo estão ligados a problemas psicológicos. Um estudo constatou que nas equipes durante o inverno, mais de 60% relataram sentir-se deprimidos ou ansiosos; e quase 50% se sentiram mais irritados e tiveram problemas de memória, sono e concentração.

Obviamente, o auto-isolamento do coronavírus não será tão extremo ou tão longo quanto para aqueles expostos ao inverno no Ártico e, portanto, o impacto no bem-estar mental provavelmente será muito menos extremo. Mas algumas pessoas que se auto-isolam podem ter dificuldades com o sono (insônia), sentimentos de inquietação ou tristeza, ou começam a se sentir desmotivadas.

Para combater esses problemas, é importante manter uma estrutura para o seu dia. Ter um horário definido para as refeições e uma hora de dormir pode ajudar você a permanecer no caminho certo. Planejar atividades e estabelecer metas também pode ajudar a mantê-lo motivado e fazer você se sentir deprimido.

3. Mantenha contato social

Uma razão óbvia pela qual as pessoas isoladas podem se sentir deprimidas ou ansiosas é que elas não podem contar com o apoio de amigos e familiares para ajudá-las a lidar com a situação difícil e compartilhar suas preocupações. Estudos também sugerem que, sem esse apoio social, as pessoas podem recorrer a estratégias de enfrentamento menos positivas, como [drinking more alcohol].

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Portanto, durante o auto-isolamento, você deve permanecer em contato com sua rede social. Isso pode ser tão simples quanto telefonar para um amigo para conversar, enviar um email a alguém ou participar de uma discussão pelas mídias sociais. Demonstrar que é melhor estender a mão para um amigo do que tomar uma ou duas taças de vinho em uma tentativa de bloquear suas preocupações.

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4. Evite conflitos

Em alguns casos, as pessoas se isolarão com um pequeno grupo de pessoas, sejam familiares ou amigos. Isso pode limitar a solidão, mas pode apresentar outros desafios, como a possibilidade de discussões. Mesmo aqueles que amamos podem nos dar nos nervos quando ficamos presos por eles por tempo suficiente.

O cosmonauta Valentine Lebedev, que passou 211 dias a bordo da estação espacial Mir, relatou que cerca de 30% de seu tempo no espaço era gasto lidando com conflitos de tripulação. Aumentos nas tensões de grupo também foram vistos nas estações de pesquisa polares. Portanto, é uma boa ideia tentar reduzir os conflitos interpessoais.

Pesquisas que visam reduzir conflitos durante missões espaciais sugeriram que o exercício pode neutralizar os efeitos negativos do confinamento. De maneira mais geral, 20 minutos de exercício por dia também podem ajudar a melhorar o seu humor através da liberação de endorfinas, além de reduzir a sensação de tensão. Portanto, talvez seja hora de tirar o pó do DVD de exercícios ou fazer o download de um novo aplicativo de exercícios.

Outra estratégia para reduzir o conflito é ter algum tempo longe um do outro. Se você começar a achar que é provável que uma situação aumente, é uma boa ideia levar um intervalo de pelo menos 15 minutos. Sente-se em salas separadas e deixe todos se acalmarem. Normalmente, após 15 minutos, o motivo do argumento não parece tão importante.

Por fim, é importante lembrar que, se você sentir que o auto-isolamento está causando um impacto muito negativo na sua saúde mental, deve procurar aconselhamento profissional.A conversa


Sarita Robinson, Professora Sênior em Psicologia, Universidade de Lancashire Central

Este artigo foi republicado da The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.

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Imagem: Pixabay

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